Estudar como não perder dinheiro é mais importante do que estudar como fazer dinheiro.

Seja bem-vindo ao Risco & Retorno.

"Leva cinco anos para aprender a fazer dinheiro e vinte e cinco anos para aprender a não perdê-lo." -Nassim N. Taleb

É com este objetivo, que o Risco & Retorno foi criado: Precisamos fazer apostas inteligentes e ao mesmo tempo preservar economias. Ao contrario do que muitos pensam, apostar não significa falta de conhecimento. Em um mundo incerto, saber apostar significa sobreviver e manter a chance de ganhos ilimitados aberta.

Não tente fazer com que os rendimentos das suas economias substitua seu trabalho. Foque no seu trabalho. As pessoas possuem esta idéia ingênua que as economias devam ser uma máquina geradora de receita primária ao invés de uma máquina de preservação.
Economias existem para serem preservadas.

Convexidade é poder.

O famoso trader de opções e escritor Nassim Taleb certa vez disse:

“Convexidade é mais importante que conhecimento.”

Buscar possibilidades ilimitadas de ganho, limitando a perda, é a chave. Quando ganhar, ganhar muito e quando perder, perder pouco. É sobre este conceito que iremos abordar exaustivamente, tanto na teoria como na prática, aqui no Risco & Retorno.

Pouco se ouve falar sobre risco (possibilidade de perda) hoje em dia. Parece que temos sempre uma fórmula mágica da riqueza em diversos cursos oferecidos na web. Fala-se somente do retorno e se esquece do risco. Afirmo que toda a tomada de decisão deve primeiro partir de uma análise do que pode dar errado.

“Certifique-se de que a probabilidade do inaceitável é nula.”- Ray Dalio

Em mais de duas décadas no mercado financeiro, posso afirmar: sobreviver é o mais importante. Para tanto, precisamos ter a clareza de pensamento de que as coisas dão erradas, imprevistos acontecem e que ser prudente é fundamental. Em outras palavras: não ouvir o canto da sereia.

“Evitar a estupidez é mais fácil do que buscar o brilhantismo.” - Chalie Munger

Subscribe to Risco & Retorno

Disciplina supera a genialidade. Persistência supera o talento.

People

Disciplina supera a genialidade. Persistência supera o talento.